Casa da Pirâmide

A Pirâmide em São Thomé das Letras, conhecida também como Casa da Pirâmide, trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que proporcionam acesso às diversas constelações. É um excelente local para observar a cidade, os vales e as montanhas com a visão de 360º. É componente do Parque Municipal Antônio Rosa e trata-se do atrativo mais popular e visitado de São Thomé das Letras.

Um dos atrativos mais famosos da cidade é a Pirâmide no alto da montanha.

Hoje tomada pelos turistas como um ponto referência da cidade e denominada pirâmide pelo formato arquitetônico adotado em sua construção, ninguém define ao certo os motivos que levaram à edificação de um projeto tão moderno e arrojado naquele local e o porquê do abandono do local. Muitos turistas utilizam o local para o registro fotográfico das belas paisagens, outros para meditação, exercícios mentais e Terapias alternativas.

Além disso, é o melhor local para se avistar o pôr do Sol e a coloração avermelhada que o céu adquire nos fins de tarde. Diversos relatos dão conta do avistamento de ÓVNIS e seres extraterrestres neste local que já foi fonte de estudo de diversos especialistas que até hoje têm opiniões diferentes a respeito das experiências.

TV Pirâmide Portal São Thomé

City Tour Portal São Thomé

Inicie seus passeios na cidade visitando o Centro Histórico e Igreja Matriz de São Thomé das Letras, siga em direção aos atrativos do Parque Municipal Antônio Rosa e termine os passeios visitando o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Capela de Nossa Senhora do Rosário, conforme apresentado no mapa abaixo:

City Tour Portal São Thomé

Explorar Maps

Um pouco de história

A Casa da Pirâmide foi construída por Bijuca e Capote, no local do antigo “Cruzeirinho da Aldeia”. A área de 5.000m² pertencente à Pirâmide foi doada pela Prefeitura a Tomé Galvão, porém nada construiu e nem escriturou, porém a vendeu, através da Prefeitura, que assinou escritura de doação a favor de um médico de nome Cézar Augusto Bezane.

Cruzeiro e Pirâmide no Parque Municipal Antônio Rosa

Início da construção piramidal

Foi ele quem iniciou a construção da Pirâmide, quando em 20 de dezembro de 1978 vendeu a Pasquale Desiati, o Lino (Cartório de Notas de São Thomé das Letras, livro 77, 10 e Cartório de Registro de Imóveis de Baependi, sob a matrícula 2.220, em 30 de abril de 1979).

Céu Noturno visto da Pirâmide em São Thomé das Letras
Turista no alto da pirâmide contemplando sua natureza universal em gratidão.

Seu formato lembra um escorpião que, segundo os ocultistas, tal construção estaria ligada a misteriosa constelação de escorpião, entretanto o Sr. Lino, afirmou que iria construir uma casa para si, aproveitando para evitar a destruição do local pelas extratoras de minério.

Foto Aérea da Pirâmide em São Thomé das Letras

Atualmente, turistas de todas as partes do Brasil visitam a Pirâmide para admirar um dos mais belos e mágicos pôr do Sol. E, recentemente, a Pirâmide foi colocada à venda.

Janela da Pirâmide da Visão aos Intensos Vales Verdes e ao Céu NoturnoAs Janelas da Pirâmide dão Visão aos Intensos Vales Verdes e ao Céu Noturno.

Programa Por do Rock na Pirâmide de São Thomé das Letras

Antigamente as bandas de Rock da cidade se reuniam na Pirâmide para apresentar o programa “Por do Rock”, mas infelizmente a administração municipal proibiu o entretenimento cultural.

A Pirâmide faz parte do City Tour

Turistas felizes pousando para a foto enquanto aguardavam o por do sol.

Fontes Pesquisadas:

Portal São Thomé: www.saothomedasletras.net
Livro de Visitas do Receptivo Turístico Escravo João Antão – Abertura em 30/07/2009
Detur – Departamento de Turismo, por Evaldo dos Reis Pompeu
Inventário de Proteção do Acervo Cultural – IPAC – 2009 – EXERCÍCIO 2010
KAYAPÓ, Ricardo. De Letras em Letras. 1ª Ed. São Thomé das Letras: Caminhos de Minas, 2005

VER Pacote